terça-feira, 1 de setembro de 2009

Imagens: Adorar, Idolatrar ou Venerar?


Para primeira postagem nesse nosso Blog, vamos falar sobre o assunto mais debatidos pelos protestantes e outras seitas o tema das "IMAGENS".

O cavalo de batalha dos protestantes é acusar os católicos de adorar imagens. Muitas vezes conseguem confundir os mais simples dizendo que Deus proibiu fazer imagens, etc. Vamos demonstrar aqui que Deus não proibiu fazer imagens, mas aliás mandou fazê-las. Breve esclarecimento:

Imagem: é a representação de um ser no seu aspecto físico. Assim, imagem é uma fotografia, uma estátua, um quadro, etc.

Ídolo: É um falso deus, inventado pela fantasia humana (sol, lua, animais, etc.)

Adorar: É o acto de considerar Deus como o único Criador e Senhor do mundo.

Idolatria: É o acto de adorar o falso deus, ou seja, é considerar o falso deus como criador e senhor do universo.

Venerar: É imitar, honrar, louvar, homenagear, saudar.

Numa da passagens do livro do Êxodo, Deus parece proibir o uso de imagens: “Não farás para ti imagem esculpida nem representação alguma do que está em cima, nos céus, do que está em baixo, na terra, e do que está debaixo da terra, nas águas. Não te prostrarás diante dessas coisa e não as servirás…” (Ex 20, 4-5).
Mas porquê essa proibição? Porque podiam provocar no povo de Israel, uma vontade de as adorar, como faziam os povos vizinhos. Os Israelitas tendiam a imitar gestos religiosos pagãos e, por isso, caíam muitas vezes na idolatria. Assim, vemos que Deus proibe o fabrico de ídolos. E em relação às imagens?

Ora, tomadas as cautelas contra o perigo da idolatria, percebemos que Deus, não somente permitiu, mas até mandou que se fizessem imagens sagradas.Vejamos: “…Fareis uma Arca de madeira de acácia, e terá de comprimento dois côvados e meio; um côvado e meio de largura e um côvado e meio de altura…Farás um propiciatório de ouro puro, com dois côvados e meio de comprimento, e um côvado e meio de largura. Depois farás dois querubins de ouro martelado, de uma só peça…estes querubins terão as asas estendidas para diante, cobrindo com elas o propiciatório, estarão voltados um para o outro, e os seus rostos estarão inclinados para o propiciatório…” (Ex 25, 1-22).
Assim, vemos que Deus manda Moisés colocar dois querubins (anjo figurado por cabeça de criança com asas) de ouro na Arca da Aliança, onde falava com o seu povo. No templo construído por Salomão ao Senhor, foram colocados também querubins de madeira junto à arca da Aliança. E as paredes do Templo tinham imagens de querubins. Tudo feito por ordem de Deus :”No santuário colocou dois querubins de pau de oliveira, que mediam dez côvados de altura…Em todos os muros mandou esculpir por dentro e por fora querubins, palmas e flores…” (1 Rs 6, 1-38). Vemos mais adianta, que no Palácio de Salomão, também havia bois de metal, leões, querubins: “…o mar assentava em doze bois de metal, voltados para fora…Sobre as placas, entre as molduras, havia leões, bois e querubins…” (1 Rs 7, 1-39). Voltando um pouco atrás na Bíblia, no Livro dos Números, vemos que Deus ordena a Moisés que este fizesse uma serpente de bronze, e que quem olhasse para ela, seria salvo: “…O Senhor disse a Moisés: «Faz para ti uma serpente abrasadora e coloca-a num poste. Sucederá que todo aquele que tiver sido mordido, se olhar para ela, ficará vivo.» Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e fixou-a sobre um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, vivia” (Nm 21, 4-9). O próprio Jesus refere esta situação e compara a sua crucificação com esta passagem: “Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto, a fim de que todo o que nele crê, tenha a vida eterna” (Jo 3, 14-15). Ora, se aqueles que olhavam para a serpente de bronze, viviam, podemos dizer também, que todos aqueles que olham para Jesus na Cruz e aceitam ser seus seguidores, na palavra e nas obras, também viverão, eternamente.
Recordamos que a cultura dos povos evoluiu e a filosofia foi mostrando quanto é absurdo atribuir a uma escultura, a força da divindade, de modo que o perigo da idolatria doi diminuindo. Por isso, o uso de imagens foi-se implantando. É bom lembrar também que os primeiros cristãos usavam imagens nos lugares de culto, nos cemitérios e nas catacumbas. Perseguidos, para auxiliar a sua fé tão posta à prova, pintavam e esculpiam naqueles lugares subterrâneos, figuras representando Cristo e Sua Mãe Santíssima. O que mostra que o culto à Mãe de Cristo, é tão antigo quanto o próprio cristianismo. Desde os inícios da arquitectura sacra, que as igrejas são enriquecidas com imagens. No século III D. C., foram encontradas sinagogas na Palestina com pinturas e figuras humanas. A Sinagoga de Dura-Europos, na Babilónia, tinha a representação de Moisés, Abrãao e outros.
Então para que servem as imagens? Elas contribuem para dar aos lugares de culto um aspecto sagrado, e convidam ao recolhimento e à oração. Por isso, os querubins da Arca da Aliança não eram simples adornos. Lembravam ainda a mediação secundária dos Anjos, como nos recorda São Paulo na sua carta aos Hebreus: “E a qual dos anjos disse Deus alguma vez: Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos encarregados de um ministério, enviados ao serviço daqueles que hão-de herdar a salvação? “ ( Heb 1, 13-14).

Vejamos alguns depoimentos sobre o uso das imagens:

--“ Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, por essa imagem, a quem se dirige as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os que não sabem. Por essas imagens, aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler “.

--“Quanto mais os fiéis contemplarem essas representações, mais serão levados a recordar-se dos modelos originais. Uma veneração respeitosa sem que isto seja adoração, pois esta só convém, segundo a nossa fé, a Deus”.

--“Ninguém há tão simples e iletrado que se possa desculpa de não saber como viver rectamente, quando tem diante de si a imagem do Crucificado, um livro ilustrado, escrito, de forma clara e legível, em que todas as virtudes são aprovadas e todos os vícios reprovados”.

--“Outrora Deus invísivel, nunca era representado. Mas agora que Deus se manifestou na carne e habitou entre os homens, eu represento o “visível” de Deus. Não adoro a matéria, mas o Criador da matéria”.

Afinal, nós católicos, adoramos imagens?

NÃO. Quem o afirma ou não entende nada de catolicismo, ou está mentindo contra a Bíblia. Que é então, que a Bíblia condena como deuses mudos (Sl 113, 13) e imagens e esculturas de coisas do céu, da terra e das águas? (Ex 20, 3-5). São os ídolos que os pagãos faziam para representar os seus falsos deuses. De facto, os gentios antigos adoravam como “deuses” do céu, certos astros (Júpiter, Vénus, etc); da Terra, certas aves e qaudrúpedes; e das águas, certos anfíbios: “Afirmando-se como sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória de Deus incorruptível, por figuras representativas do homem corruptível, de aves, de quadrúpedes e de répteis” (Rom 1, 23).
Os protestantes precisam de entender que as nossas imagens não são ídolos, mas recordações dos nossos irmãos na fé. Ídolo é tudo aquilo que toma o lugar de Deus. Assim, os maiores ídolos de hoje são: o poder, o prazer, as riquezas…quando causam injustiça, exploração, corrupção, morte, etc.
É bom que fique bem claro que nós, católicos, não adoramos nenhuma imagem, nenhum objecto e nenhuma pessoa humana, pois a Igreja nunca ensinou nem mandou adorar a quem quer que seja; mas sempre ensinou na sua doutrina, que devemos adorar unicamente Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.


20 comentários:

  1. PARABENS! VC É UM ÓTIMO DEFENSOR DA SUA FÉ , COMO EU TAMBÉM O SOU DA MINHA,QUE ABRACEI COM AMOR PELA CHAMADA DIVINA, ..........E NÃO TENHO DÚVIDAS POIS FOI O PARAKLETOS DE DEUS QUE ME REVELARA..................CONTINUEM LENDO A BÍBLIA COM FREQUÊNCIA POIS DESCOBRIRÃO COISAS EXTRAORDINÁRIAS................. ATÉ LOGO............ANDERSON ALEX DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. 1 milhao de pessoas numa procissao kuase se matando , rezando a favor das imagens ,aplaudindo as imagens, pedindo ``bençaos`` das imagens isso n e Idolatria? to e doido intao

    onde ta na biblia o Ave Maria?
    n kerem ver o q estar ai claro na biblia estais cegos q passa??

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não acredito q esse schester ainda não leu o Evangelho de Lucas! Onde Isabel diz as palavras que coompoêm a Ave Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me responda uma coisa. Essa parte da bíblia manda transformar esta parte em reza?

      Excluir
  4. maria das dores e Cesar meira...vcs precisão conhecer a verdade que liberta..e a verdade é Jesus..foi Jesus que disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida..e não maria..ninguém vem ai Pai..a no ser por Jesus..maria foi uma mulher igual as outras santas mulheres normais..ela se casou teve filhos e etc..qualquer mulher hoje serva de Deus..que serve a Deus com fidelidade..é bem aventurada e respeitada igual a maria também..pra maria se salvar ela teve que obedecer o mestre Jesus também...ela mesmo declarou isso quando ela disse em lucas capitulo 1 primeiro e versículo 46: a minha alma engradece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador..ela mesmo declarou que precisava de um salvador.....glórias a Deus..maria não pode fazer nada por vc..ela só foi uma escolhida para fazer a obra de Deus..como qualquer mulher nesse mundo pode ser escolhida para fazer a vontade de Deus a obra de Deus..como tem muitas santas mulheres escolhidas fazendo a obra de Deus nesse mundo.....aleluias Jesus eu te amo Jesus.....unico de todo louvor e toda gloria e adoração .........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim , mais se uma mulher fosse escolhida para ser " Maria " hoje eu duvido se todos não seria seguidor dela também , pois ela que colocou Jesus Cristo de Nazaré no mundo !!!

      Excluir
    2. Kkkkk claro que não man, que pensamento mais imbecil. Seguiria a Jesus. Deus que si fez em carne. Pra que seguir ou cultuar a Mãe?

      Excluir
  5. Nada tenho contra imagens ou outras formas de artes,, mas se prostrar diante de coisas inanimadas e lhe fazer petições, lhe adornar como se ali estivesse alguém com poder divino e que te abençoe ou mesmo que lhe conceda perdão. isso eu não posso compactuar.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro, Maria não foi uma mulher qualquer. Se fosse uma mulher qualquer, todas as mulheres geraria o menino Jesus. Segundo ela não
    provou do pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pecou como todos pecou. Ela foi bem-aventurada como todas as mulheres fieis a Deus são. Deus escolheu ela, mas tinha outras ali pra ele escolher. Além do mais Maria não morreu virgem, teve filhos com José e até filhas!

      Excluir
  7. Outra coisa Maria não teve relacionamento com nenhum homem foi coberta pelo Espírito Santo. Vc já viram alguma mulher se não fosse Maria que foi coberta pelo espírito. E entam porque as mulheres são igual a Maria. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas anti-bíblica sua afirmação. Ela teve relações com José depois que concebeu Jesus.
      “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs?” (Marcos 6.3).

      Excluir
  8. Se prostar diante de imagens, fazer petições a elas, adorna-las etc
    é idolatria pura! Só Deus pode responder orações, perdoar pecados e nos levar à salvação!
    Quanto a vocês católicos, se convertam, arrependem-se enquanto a tempo.
    Porque caso contrário, irão para o inferno! E nem Maria e nem outro dos milhares de santos que vocês idolatram, poderão os tirar de lá.
    Leiam a bíblia, estudem, examinem as escrituras e verão a verdade, que só Cristo salva, cura e liberta!
    Maria foi escolhida por Deus sim, mais se manteve virgem só até o nascimento de Jesus. Depois disto teve uma vida comum como uma mulher normal.
    Está na Bíblia basta ler. Que Deus tenha misericórdia de vocês! A paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vc n é Deus pra dizer se vamos ou n para o inferno e se alguém aq vai para o inferno e vc pq se esta contra a igreja católica e também esta mandando a igreja católica se converter esta manda Deus se converter pois a igreja católica e Deus vivo e presente o tempo todo e se somos seguidores da católica somos de Deus e se tem alguém aq dizendo ao contrario da primeira e única igreja criada por jesus cristo e vc pois estão dizendo o contrario do que jesus criou e quem meche no que foi feito pelo filho de Deus esta mudando oq ele vez e pecando muito !! então fique de olho no seu pecado e esquece o dos outros pois seu pastor na hora de ir pro seu ou inferno n dirá a Deus para deixar vc ir pro seu n , vai ser vc q vai responder por si próprio então esquece a gente e fica com sua minoria errada por um jeito a a única coisa certa q vcs fazer e adorar a Deus fora isso suas opiniões fajutas n afetaram nas milhões de pessoas católicas n !! .. Afff q povo invejoso so pensa em quantidade n em qualidade !!

      Excluir
    2. Jesus não fundou a igreja católica, Ele é o fundador do Cristianismo, uma religião pura e sem mácula que vivia toda verdade deixada por Ele. A igreja católica é uma continuação do Império Romano que caiu em 476 DC. Todas aquelas práticas pagãs que eram praticadas dentro do império, foram adotadas pela igreja, que posteriormente passou a ser chamada Igreja Católica Apostólica Romana, e foi durante um período que na história ficou conhecido como IDADE DAS TREVAS, que vai do ano 538 DC á 1798 DC, onde esta igreja matou e torturou milhares e milhares de pessoas que eram fieis aos ensinos de Jesus Cristo. Se você estudar cuidadosamente o livro do Apocalipse, verá que essa igreja que está com sua sede situada em Roma, você vai ver que a besta mencionada no capítulo 13 é esse poder religioso que predomina dentro daquilo que se diz Cristã. Sabemos que existem pessoas salvas e perdidas em todos as denominações religiosas, e existem muitos católicos sinceros que estão no lugar errado por lhe faltarem o conhecimento das verdades deixadas por nosso Salvador Jesus Cristo. O que não podemos é omitir a verdade e esconder os fatos. Se todos os fieis que estão no erro atendessem ao chamado de Deus, com certeza o Espírito Santo lhes iluminaria a mente e atentavam para esse convite mencionado em Apocalipse 18:4. Fica na paz de nosso Deus.

      Excluir
  9. Procura em qualquer dicionário da Língua Portuguesa e encontrará: idolatrar é sinônino de adorar, cultuar, venerar, honrar, respeitar, etc. Ou seja, é a mesma coisa, os católicos apenas estão distorcendo a verdade como de costume pra não perder fiéis.
    Se mesmo assim vc não crer ou não entender q a palavra de Deus proíbe idolatria é pq vc está igual as imagens q vc adora, cego, surdo, mudo espiritualmente. mas vc não precisa acreditar em nenhum "protestante", basta ser honesto e orar a Deus Todo Poderoso e pedir em nome de Jesus q o Espirito santo lhe mostre a verdade. Duvido q Ele não lhe atenda.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde pessoal paz e bem para vocês todos!
    Fiquem na paz do Senhor meus amados, sou catolica com muito orgulho e não idolatro imagens, não venero e faço tudo para evitar. Se a maioria quer ou não idolatrar imagens fiquem na certeza que não é certo, mais tenham a certeza maior ainda que ninguém pode julgar nós catolicos. Não é religão que define quem você é, e sim a sua intimidade e fidelidade com Deus.
    Admito que existe muitos idolatras nesse mundo, mais com uma enorme certeza vós afirmo que vocês encontraram pessoas de qualquer tipo de religião.
    Então não julguem, apenas façam a sua parte... Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  11. Eu entendo que que defender posições é salutar desde que pecamos a graça e nos posicionamos como o próprio Deus julgando e condenando. Uma discussão dessa deve ser esclarecedora, idolatria ou idolatrar tomou rumos que a Bíblia não esmiuça. A palavra de Deus é eterna e não sofre mutações.
    O nosso entendimento da Palavra só pode e é revelada pelo Espirito Santo, não importa qual o nível de formação, seja até mesmo teológica. Portanto amados são as minhas práticas que se revelará em verdade ou não. Paulo fala para que cuidemos dos falsos profetas e mestres da fé. Nos cabe orarmos ao Pai, no Filho e pelo Espírito Santo para que sejamos não defensores cegos de nossa prática de fé, mas sim do Evangelho e do Reino. Dentre as coisas maiores que Jesus disse que faríamos não é julgar e condenar mais amar ate mesmo os nossos inimigos. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  12. Corrigindo: "Eu entendo que defender posições é salutar desde que não percamos a graça e nos posicionamos como o próprio Deus julgando e condenando."

    ResponderExcluir